Dúvidas, reclamações, sugestões ou outros afins mande e-mail para ufmtpibid2011@gmail.com

terça-feira, 27 de março de 2012

Notícias: Prêmio de matemática valerá bolsa de iniciação científica

Link da Imagem
O Programa de Iniciação Científica e Mestrado (Picme), coordenado pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), oferece bolsas com duração de 12 meses, com possibilidade de renovação por mais um ano. Alunos da graduação recebem bolsas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), que é uma agência do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação; os que cursam mestrado, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), autarquia do MEC.

Para se candidatar, o estudante deve atender dois pré-requisitos: estar matriculado em curso superior em qualquer área do conhecimento e ser medalhista da OBM ou da Obmep. Deve, ainda, procurar uma instituição pública ou privada recomendada pela Capes e que esteja próxima ao local onde reside ou faz a graduação, porque a formação é presencial.

A Capes recomenda 38 programas que são desenvolvidos por 31 instituições de ensino superior distribuídas em 18 estados da Federação. O Picme teve início em março de 2009 e atualmente distribui 650 bolsas de iniciação científica; em mestrados avançados em matemática, o programa tem 25 bolsistas.

segunda-feira, 26 de março de 2012

Evento: UFMT promove 4º Seminário Integrador do Pibid e 2º Seminário do Programa de Tutoria

Link da Imagem
Durante os dias 27 e 28 de março, alunos e professores que fazem parte dos programas de Tutoria e Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) vão se reunir no 4º Seminário Integrador do Pibid e 2º Seminário do Programa de Tutoria. O objetivo é a integração e discussão de temas relacionados à docência. O evento ocorrerá no Hotel Fazenda Mato Grosso.
Mais notícias sobre o evento pode ser acompanhado no portal da ufmt

sexta-feira, 23 de março de 2012

PIBID: Em breve video-aulas

Em breve estaremos postando videos aulas sobre a matemática zero e matemática básica.

Quando começarmos a postar os videos peço por gentileza se tiver dúvida na área, entre em contato conosco.

quinta-feira, 22 de março de 2012

Notícias: Jovens 'gênios' participam da Olimpíada Mundial de Matemática

Link da Imagem
Estudantes de escolas de todo o País representam o Brasil na Olimpíada Internacional de Matemática, em Amsterdã, Holanda. Além dos três estudantes que ganharam medalhas de ouro na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep), em 2010, completam a equipe três estudantes de escolas particulares, medalhistas de ouro na Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM).
A competição, que segue até 24 de julho, reúne estudantes de aproximadamente 100 países. Podem participar da seleção para a olimpíada internacional todos os estudantes que estejam cursando o ensino médio e tenham conquistado medalhas de ouro na Obmep e na OBM no ano interior ao do evento internacional. A seletiva compreende quatro baterias de testes. Os seis candidatos mais bem classificados representam o País no exterior.
A aluna do 3ª ano do ensino médio da Escola Estadual Coronel Oscar de Castro, em Pirajuba, Minas Gerais, Maria Clara Mendes Silva, o estudante do 2º ano do ensino médio do Colégio Militar de Belo Horizonte, André Macieira Braga Costa e Henrique Gasparini Fiuza do Nascimento, do Colégio Militar de Brasília (DF), fazem parte da delegação. Dos seis representantes brasileiros, três são de escolas públicas.
Completam a equipe brasileira na competição três estudantes de escolas particulares, medalhistas de ouro na Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM) - Deborah Barbosa Alves, de São Paulo; Gustavo Lisboa Empinotti, de Florianópolis, e João Lucas Camelo Sá, de Fortaleza.
Na Olimpíada, realizada pelo Comitê Olímpico Internacional de Matemática, os alunos vão fazer duas provas, cada uma com três problemas envolvendo os seus conhecimentos em teoria dos números, álgebra e geometria. As questões vão ser tiradas de um banco de dados enviados por professores dos países participantes.
De 1979, quando estudantes brasileiros começaram participar da Olimpíada Internacional de Matemática, a 2009, o País ganhou sete medalhas de ouro e 23 de prata. Em 2009, em Bremem, Alemanha, os brasileiros trouxeram uma medalha de ouro, três de prata e duas de bronze. Em 2010, em Astana, capital do Cazaquistão, foram duas medalhas de prata, uma de bronze e três menções honrosas.

As informações são do MEC

quarta-feira, 21 de março de 2012

terça-feira, 20 de março de 2012

quinta-feira, 15 de março de 2012

Pensamentos matemáticos 14

"Sem a Matemática não seria possível existir a Astronomia; sem os recursos prodigiosos da Astronomia, seria impossível a navegação. E a navegação foi o fator máximo do progresso da humanidade."

Amoroso Costa

quarta-feira, 14 de março de 2012

Pensamentos matemáticos 13

"Possui a Matemática uma força maravilhosa, capaz de nos fazer compreender muitos mistérios de nossa fé."

São Jerônimo

terça-feira, 13 de março de 2012

Pensamentos matemáticos 12

"Sem a Matemática não nos seria possível compreender muitas passagens das Santas Escrituras."

Santo Agostinho

sexta-feira, 9 de março de 2012

Pensamentos matemáticos 10

"Toda educação científica que não se inicia com a Matemática é naturalmente imperfeita em sua base"


Augusto Comte

quinta-feira, 8 de março de 2012

Pensamentos matemáticos 09

"A matemática, vista correctamente, possui não apenas verdade, mas também suprema beleza - uma beleza fria e austera, como a da escultura."

Bertrand Russell

quarta-feira, 7 de março de 2012

Pensamentos matemáticos 08

"Às folhas tantas do livro de matemática, um quociente apaixonou-se um dia doidamente por uma incógnita. 
Olhou-a com seu olhar inumerável e viu-a, do ápice à base. 
Uma figura ímpar olhos rombóides, boca trapezóide, corpo ortogonal, seios esferóides. 
Fez da sua uma vida paralela a dela até que se encontraram no infinito. 
"Quem és tu?" - indagou ele com ânsia radical. 
"Eu sou a soma dos quadrados dos catetos, mas pode me chamar de hipotenusa". 
E de falarem descobriram que eram o que, em aritmética, corresponde a almas irmãs, primos entre-si. 
E assim se amaram ao quadrado da velocidade da luz numa sexta potenciação traçando ao sabor do momento e da paixão retas, curvas, círculos e linhas senoidais. 
Nos jardins da quarta dimensão, escandalizaram os ortodoxos das fórmulas euclidianas e os exegetas do universo finito. 
Romperam convenções Newtonianas e Pitagóricas e, enfim, resolveram se casar, constituir um lar mais que um lar, uma perpendicular. 
Convidaram os padrinhos: o poliedro e a bissetriz, e fizeram os planos, equações e diagramas para o futuro, sonhando com uma felicicdade integral e diferencial. 
E se casaram e tiveram uma secante e três cones muito engraçadinhos 
e foram felizes até aquele dia em que tudo, afinal, vira monotonia. 
Foi então que surgiu o máximo divisor comum, frequentador de círculos concêntricos viciosos, ofereceu-lhe, a ela, uma grandeza absoluta e reduziu-a a um denominador comum. 
Ele, quociente percebeu que com ela não formava mais um todo, uma unidade. 
Era o triângulo tanto chamado amoroso desse problema, ele era a fração mais ordinária. 
Mas foi então que Einstein descobriu a relatividade e tudo que era espúrio passou a ser moralidade, como, aliás, em qualquer Sociedade ..." 

Millor Fernandes 

terça-feira, 6 de março de 2012

Pensamentos matemáticos 07

"Jamais considere seus estudos como uma obrigação, mas como uma oportunidade invejável para aprender a conhecer a influência libertadora da beleza do reino do espírito, para seu próprio prazer pessoal e para proveito da comunidade à qual seu futuro trabalho pertencer." 

Albert Einstein 

sexta-feira, 2 de março de 2012

quinta-feira, 1 de março de 2012

Pensamentos matemáticos 05

"Nota-se entre os matemáticos, uma imaginação assombrosa... Repetimos: Havia mais imaginação na cabeça de Arquimedes do que na de Homero"

Voltaire